Te Contei?

Seg, 04/02/2019 | Atualizado em: 04/02/2019 às 05h07


Te Contei?

Com mais de 30 anos de montagem, a peça conquista e fideliza cada vez mais fãs

Allan Ribeiro*
A+ A-

O espetáculo "A Bofetada", da Companhia Baiana de Patifaria, entrou em cartaz mais uma vez e o público marcou presença para conferir a nova temporada. As apresentações acontecem no Teatro ISBA, em Ondina, todos os sábados, a partir das 20h.

A peça, com mais de 30 anos de existência, já é considerada pelos baianos um patrimônio da Bahia. Mas, o que tem nesse espetáculo que faz com que os soteropolitanos e turistas a assistam mais de uma vez?

A professora universitária Suzana Coelho, moradora do bairro Iguatemi, já viu "A Bofetada" mais de 20 vezes e não se cansa de repetir a dose. "Eles sempre atualizam o espetáculo e apresentam o contexto da sociedade. O que eu acho importante é, nesse momento de internet e tantas coisas negativas, a peça, na atualidade, nos tira um pouco desse caos que vivemos", justificou.

O espectador Albano Frederico também não perde uma temporada da montagem. "O texto do espetáculo é bastante versátil e flexível e isso faz com que a companhia atualize e torne a encenação sempre alinhada com a nossa realidade. E "A Bofetada" tem esse 'borogodó' de tornar a realidade um pouco menos dura", destacou.

O diretor da peça, Lelo Filho, comemora a fissura do público pela comédia. "A comunicação, a atualização, temas que surgem de repente na sociedade, como posse de arma, vestir azul e rosa, e usando as referências de Salvador como a escada da Lapa, São Cristóvão, Cajazeiras 11. Sempre uso referências que dão proximidade ao espectador", pontuou.

Além de palcos baianos, a peça já foi apresentada em teatros de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. "A cada lugar que passamos, eu atualizo e uso as referências daquele local e isso é o diferencial que faz as pessoas gargalharem", destacou.

* Sob a supervisão da editora Kenna Martins