Te Contei?

Seg, 04/02/2019 | Atualizado em: 04/02/2019 às 05h07


Te Contei?

Clássico de Dias Gomes em teatro baiano

Da Redação
A+ A-

Com a proposta de promover a reflexão sobre a necessidade dos indivíduos se posicionarem frente às questões da vida, o grupo "Os Disponíveis de Teatro" estreia na terça-feira (04), às 20 horas, o espetáculo "O Santo Inquérito" de Dias Gomes, no Teatro Martim Gonçalves, localizado na avenida Araújo Pinho, Canela.

A entrada é gratuita e a peça permanece em cartaz até o dia 10 (domingo), quando a apresentação começa às 19h.

Para o diretor Otávio Correia, apesar de ser uma obra escrita ainda na década de 60, durante a Ditadura Militar, retratando um tempo de outrora, seu texto ainda é muito atual. "O Santo Inquérito é uma obra em que todos os seus personagens fracassam em suas ambições. Desta maneira, evidencia-se que o sistema de poder e coerção, no qual está inserida a trama, não funciona e que causa apenas danos. A partir disso, podemos fazer diversos paralelos a outros momentos da história, inclusive com a contemporaneidade", destaca Otávio Correia.

O enredo da montagem gira em torno da personagem Branca Dias que, ao salvar um padre de afogamento através de respiração boca-a-boca, é inquerida por ele sobre seus posicionamentos e visões de vida.

O sacerdote, então, descobre que ela mantinha práticas libertárias e desafiadoras aos padrões da época, como a não ir à Igreja e a saber ler, mesmo sendo uma mulher.

Inconformado com seu jeito puro e livre de ser, o sacerdote denunciando Branca Dias ao Santo Inquérito. A partir de então, a jovem vê a sua vida mudar completamente, pois ela e seus familiares acabam sendo vigiados, perseguidos e coagidos pela Igreja.

Branca sofre todas as punições possíveis pelo simples fato de ser de ser livre e viver de acordo com seus princípios.