Nas Ruas

Qua, 30/01/2019 | Atualizado em: 30/01/2019 às 05h07


Nas Ruas

Saúde Alto de Coutos ganha centro de reabilitação

Juliana Salles*
A+ A-

Possibilitando o atendimento e acessibilidade às pessoas com deficiência física e intelectual, a Prefeitura, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), inaugurou, ontem, o Centro Especial de Reabilitação (CER), no Subúrbio 360, em Altos de Coutos. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

"A comunidade terá o atendimento sem se deslocar do bairro. Vamos dar segmento ao nosso padrão de qualidade e acolhimento, auxiliaremos nas demandas dos serviços", destaca a presidente da Apae, Juliana Badaró.

De acordo com a prefeitura, o novo centro tem capacidade para atender 400 pacientes por mês. O atendimento na unidade é prioritário para os moradores do Subúrbio e adjacências. Os pacientes serão atendidos por profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, enfermagem, neurologia, ortopedia, psiquiatria e gastroenterologia.

Para ter acesso ao CER, o paciente deve procurar uma unidade de saúde do bairro onde mora, que encaminhará as informações de acordo com o perfil.

Os serviços da unidade são especializados em sequelas de traumas. As implicações podem ser decorrentes de problemas como acidente vascular encefálico, lesão medular, amputação, traumatismo cranioencefálico, doenças neuromusculares, paralisia cerebral, síndromes genéticas que comprometam o aparelho locomotor, mielomeningocele, malformações congênitas, paralisia infantil e neuropatias.

Para a realização deste equipamento, foi necessário o investimento de mais de R$ 2 milhões. A estrutura é adaptada ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual leve, moderada e Transtornos do Espectro Autista, ampliando, em qualidade e quantidade, os atendimentos do SUS na capital.

* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira