Viver Bem

Seg, 28/01/2019 | Atualizado em: 28/01/2019 às 05h07


Viver Bem

Tem home care no SUS

Nágila Santana
A+ A-

O atendimento home care, que é humanizado, individualizado, com chances de uma recuperação mais rápida e com menor risco de complicações clínicas, está disponível na rede pública.

"Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) podem contar com esse tipo de atendimento. Além disso, algumas empresas do setor privado também oferecem essa demanda para os seus clientes", retrata o gerente da Bahia Home Care, José Luiz Landeiro.

O atendimento é solicitado pelo médico, enquanto o paciente ainda está no hospital, após verificar as necessidades de se continuar a assistência na casa.

"Quando falamos de home care, traduzido aqui no Brasil como atenção domiciliar, é toda uma gama de atendimentos de saúde que podem ser realizados em casa, onde um profissional de saúde comparece até a casa do paciente para aplicar uma medicação, fazer uma fisioterapia, atendendo também àqueles que estão internados na sua própria residência", explica o gerente José Luiz Landeiro.

As vantagens, de acordo com ele, estão na oferta de um atendimento personalizado para cada tipo de paciente, de acordo com as suas necessidades e indicações clínicas.

"A atenção domiciliar como um todo oferece diversos benefícios que vão além do atendimento, pois, com a oferta dessa possibilidade de se continuar um tratamento em casa, o paciente tem menor risco de sofrer uma infecção hospitalar. Além disso, ele pode se recuperar num ambiente familiar, com o apoio e carinho de toda a família", pontua.