Esporte

Seg, 14/01/2019 | Atualizado em: 14/01/2019 às 05h02


Esporte

Ferrari dos mares Surfski é a nova 'onda' de sucesso

gabriel conceição*
A+ A-

Tornando-se mundialmente famoso no Havaí, nos anos 1940, o surfski era usado, inicialmente, para salvar as vidas dos surfistas que se aventuravam nas grandes ondas das praias havaianas. No entanto, com o passar do tempo, as pessoas foram notando que aquela estrutura fina e ágil da canoa poderia facilmente virar mais um esporte oceânico.

Vários atletas começaram a aderir o surfski e ir mais longe nestas novas naves extremamente navegáveis, apelidada de "Ferrari dos mares", realizando grandes travessias em uma velocidade jamais vista. A partir daí, as corridas oceânicas começaram a surgir.

Já nos tempos atuais, existiu um enorme crescimento nas corridas de surfski nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e outros países do Pacífico. Em Salvador, esta popularização não tem sido diferente. Com uma galeria de esportes oceânicos localizada no Porto da Barra, o campeão baiano, brasileiro e campeão do Aloha Spirit 2018, Bruno Pinheiro, de 42 anos, é um apaixonado pelo esporte.

"O surfski é a modalidade que mais cresce em Salvador. O esporte tem várias vantagens, como qualquer esporte, porém, dentro do mar. O surfski trabalha tanto a mente como o corpo do atleta, exigindo um equilíbrio, que nós chamamos de inteligência corporal. É uma modalidade encantadora. Comecei a remar o surfski e foi paixão à primeira vista. Me encontrei neste esporte e fiz dele minha profissão", revela Bruno.

Como todo esporte, apresenta perigos, pois envolve a água e requer uma atenção redobrada. Bruno afirma que no verão várias pessoas procuram esportes oceânicos, mas raramente estão alertas aos cuidados. "Como o mar é muito instável, tornando-se ainda mais perigoso para quem não o conhece, todo iniciante terá que ter um profissional acompanhando-o. Tem que ter um barco estável, facilitando a remada e ajudando no equilíbrio. E, acima de tudo, saber nadar bem e ter um bom condicionamento físico" , alerta.

Além do prazer de navegar pelo mar, o surfski é um ótimo aliado para quem deseja entrar em forma e tonificar os músculos. Mesmo com 42 anos de idade, Bruno apresenta um corpo de atleta, colocando vários novinhos no 'chinelo'. "Como estou no mar todos os dias, faço um treino visando a força e agilidade. É muita correria no dia-a-dia. Mas, sempre no final dele, tudo vale a pena. Se quiser praticar, faça, pois não vai se arrepender", incentiva o atleta.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana