Nas Ruas

Sáb, 12/01/2019 | Atualizado em: 12/01/2019 às 05h02


Nas Ruas

CNH Defesa para evitar suspensão vai até dia 31

CATARINA LOPES*
A+ A-

O Detran-BA publicou, na última quinta-feira, um edital convocando cerca de 20 mil motoristas a apresentarem defesas até o próximo dia 31 para processos instaurados para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O motivo tem quer ser uma infração gravíssima ou o acúmulo de 20 pontos ou mais na carteira por um ano. O edital completo pode ser encontrado no Diário Oficial do Estado.

Quem tem o nome no edital deve comparecer a uma sede do Detran com a argumentação por escrito, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

A defesa pode seguir várias linhas, mas Aline Alves, relatora de processos de suspensão de habilitação do Detran, lembra que a argumentação deve focar no processo e não na infração.

O edital convoca condutores que não receberam a notificação pelos Correios.

O Detran-BA pede que os dados cadastrais se mantenham atualizados, e informa que está trabalhando para que a atualização possa ser feita pelo site e apenas entregue em uma de suas unidades.

O edital, lançado dia 10, se refere a infrações cometidas entre 2011 e 2015, e é parte de um lote de processos ainda maior, de cerca de 150 mil na Bahia, que estão sendo analisados em lotes menores.

Ano passado, 27 mil CNHs foram suspensas após um processo similar de notificação.

O número parece alto, mas a relatora Aline Alves lembra que, além de cada CNH poder ter mais de um processo, existem mais de 2,7 milhões de habilitados no estado, segundo dados referentes a dezembro de 2018.

* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira