Viver Bem

Qui, 03/01/2019 | Atualizado em: 03/01/2019 às 05h01


Viver Bem

Comece o ano sem preocupação

Nágila Santana
A+ A-

Um novo ano se inicia, cheio de boas expectativas e promessas feitas. Entretanto, para algumas pessoas, também se inicia uma série de problemas, como pagamento de faturas, material escolar dos filhos, aumento dos preços de diversos produtos e serviços, entre outras coisas que acabam tirando o sono, ocasionando o estresse.

"Muitas pessoas se deixam levar por conta do estresse. Porém, é preciso estar atento aos fatores desencadeantes. Violência, relacionamentos e contas a pagar são pontos que fazem com que fiquemos sobrecarregados e, com isso, acabamos ficando estressados. Por isso, vale destacar que é preciso fazer uma análise desses fatores para poder controlá-los", revela o acupunturista Walter Viterbo.

Uma pesquisa feita pela empresa Euromonitor em 20 países mostrou que o povo brasileiro é o que mais se preocupa em controlar o nível de estresse. Segundo os dados, 61% dos brasileiros consideram isso muito importante para manter uma boa saúde. "A primeira dica para evitar o estresse é controlar esses fatores desencadeantes. Além disso, viver a vida de uma maneira leve é fundamental para um futuro saudável e tranquilo. Aliado a isso, a procura por um profissional é muito importante para dar início a possíveis terapias e fazer a avaliação do seu quadro. Atividades como yoga e acupuntura também são grandes aliadas", conta.

No entanto, apesar da grande preocupação com o estresse, poucas pessoas sabem como combater esse mal. "O estresse pode piorar diversas condições clínicas em uma pessoa, como diabetes, hipertensão, doenças de pele, intestino, gastrite, sono e quadros de ansiedade ou depressão. Por isso, a sua prevenção é muito importante", explica o especialista.