Esporte

Qua, 02/01/2019 | Atualizado em: 02/01/2019 às 05h02


Esporte

Temporada inicia com a Copinha

Lucas Cunha
A+ A-

Mais tradicional competição das categorias de base do futebol brasileiro, com um total de 128 times em 2019, a Copa São Paulo dá início hoje a 50ª edição com quatro jogos, com destaque para a partida do maior campeão do torneio, o Corinthians, que conquistou a Copinha dez vezes. O Timão enfrenta o Ricanato, de Tocantins, às 20h30 (horário da Bahia), no estádio Novelli Júnior, em Itu.

Só a partir de amanhã é que os quatros times baianos que estão na competição (Bahia, Vitória, Jacobina e Vitória da Conquista) entram em campo.

Às 12h45 (horário da Bahia), as duas equipes do interior baiano fazem suas estreias. Em Assis, pelo grupo 4, o Vitória da Conquista enfrenta o time local do Vocem. Já o Jacobina, no grupo 29, joga em Diadema contra o time local do Água Santa.

Às 15h de amanhã, será a vez do Bahia enfrentar, em Taquaritinga, o Boavista-RJ, pelo grupo 12. Por fim, o Vitória é o último time baiano a debutar na Copa São Paulo, enfrentando, às 20h30, em Santa Bárbara do Oeste, o time da Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo, pelo Grupo 14. Todas as partidas dos times baianos terão transmissão pela internet, no site da Federação Paulista (futebolpaulista.com.br/FPF-TV).

Nas 49 edições anteriores da Copa São Paulo, 29 foram vencidas por equipes paulistas. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também já tiveram campeões. Dos times baianos, a melhor campanha é do Bahia, um vice-campeonato em 2011, em final perdida para o Flamengo. Já o Vitória tem um terceiro lugar na edição de 1993, com parte do elenco que seria vice-campeão do Campeonato Brasileiro naquele ano. Técnico do Bahia no vice-campeonato da Copinha em 2011, Laelson Lopes agora está no comando da equipe do Vitória. O treinador afirmou que o time rubro-negro nesta edição é uma equipe muito jovem, com muitos jogadores que poderiam disputar o torneio cedidos ao time profissional e ao sub-23.