Esporte

Seg, 31/12/2018 | Atualizado em: 31/12/2018 às 05h02


Esporte

Baiana no topo do UFC

Redação e Agências
A+ A-

Ao nocautear uma adversária que parecia invencível no UFC, Amanda 'Leoa' Nunes de imediato unificou os cinturões peso-pena (da luta) e peso-galo, se tornando a primeira brasileira a conquistar a façanha.

E desde o final do duelo, em que derrubou a paranaense Cris Cyborg, na madrugada de ontem, em Los Angeles (EUA), a lutadora baiana se projeta como o fenômeno do octógono.

A opinião é do próprio presidente do UFC, Dana White, que se rendeu à campeã. "Ela é a melhor de todos os tempos. Como negar? Esta era a luta para descobrir isso, quem era a melhor. Se você olhar para o seu currículo, as pessoas que ela venceu, não tem como negar", afirmou White, após Amanda encerrar a série invicta de 13 anos de Cyborg no MMA e se tornar a nova campeã peso-pena e também campeã peso-galo.

"Sou a primeira mulher a ser campeã de duas categorias do UFC. Sou a melhor. Quero ir para o Hall da Fama", pediu Amanda, que soma agora 17 vitórias e quatro derrotas. Agora, fica a expectativa por uma revanche, pedida por Cyborg, para ser disputada de imediato.

"É lógico que desejo a revanche. Se você perde, quer isso. Se não gostasse de lutar, não faria", disse a paranaense, depois de elogiar o desempenho da campeã.

Cyborg minimizou o peso da derrota para a sequência da sua carreira. "Um dia perdemos, ganhamos em outro. Perdi, agora é voltar à academia e treinar. Não me afeta. Só me fará melhorar cada vez mais", concluiu ela, que perdeu o cinturão dos penas. A luta foi disputada em ritmo frenético, com troca franca de socos. Amanda acertou dois golpes que derrubaram Cyborg. A curitibana ainda se levantou, mas tomou nova sequência de socos que definiu o triunfo de Amanda. Foi o oitavo triunfo consecutivo da baiana, detentora do cinturão dos galos desde 2016.

Na última luta da noite em L.A., o norte-americano Jon Jones derrotou o sueco Alexander Gustafsson com um nocaute incontestável e reconquistou o cinturão dos meio-pesados.