Nas Ruas

Qui, 27/12/2018 | Atualizado em: 27/12/2018 às 05h01


Nas Ruas

Sistema do Detran dá pau e galera fica na mão

Felipe Santana*
A+ A-

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) confirmou que a implantação da placa Mercosul será iniciada hoje, em todo território baiano.

O novo emplacamento começará um dia depois do prazo estipulado pelo órgão. Na manhã de ontem, um problema no sistema impediu a implantação da nova placa, provocando grandes filas e reclamações.

Desde a última sexta, os serviços relacionados ao emplacamento foram suspensos às 12h, para implantação do novo padrão. Porém, por volta das 7h da manhã de ontem, os motoristas já se aglomeravam na frente do órgão. Um dos serviços mais importantes era o de emplacamento.

De acordo com o coordenador da Central de Atendimento do Detran, Ítalo Nunes, a falta de sistema no órgão estava relacionada à atualização no banco de dados. Ele pontuou que a indisponibilidade poderia afetar alguns serviços, inclusive o emplacamento.

"Esperamos que, quando voltar, teremos um contingente maior de pessoas procurando os serviços. Para isso, estamos com um planejamento de usar mais funcionários no atendimento dos guichês. Assim que voltar, vamos dar início às solicitações do emplacamento", disse.

Por meio de nota, o Detran-BA informou que, após a atualização no sistema do Denatran, a implantação da placa Mercosul está confirmada para iniciar hoje. O sistema do Detran-BA é interligado ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que finalizou a sincronização sistêmica ontem à tarde.

Além disso, o órgão informou que, após a Justiça determinar a suspensão de uma portaria do Detran que disciplina normas complementares para a utilização da placa Mercosul na Bahia, o Estado decidiu pela revogação da portaria, que será publicada no Diário Oficial de hoje.

A Secretaria da Administração justifica que fica valendo apenas as normas do Denatran, que regulamenta, por meio de resoluções, todo o processo.

* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira