Viver Bem

Qua, 19/12/2018 às 08h24


Viver Bem

Cuidar faz muito bem

Nágila Santana
A+ A-
É fundamental usar o protetor solar e limpar a pele antes de dormir - Divulgação
É fundamental usar o protetor solar e limpar a pele antes de dormir
Divulgação

Por estar em constantes mudanças, devido a alterações hormonais, a pele precisa de cuidados diários. É fato que cada indivíduo possui um tipo de pele diferente, com características de cada idade. Mas, alguns cuidados básicos são importantes para melhorar a saúde. "O cuidado de pele essencial é a utilização do protetor solar, além da lavagem com o sabonete específico para o seu tipo de pele, acompanhado de um creme de hidratação", revela a dermatologista Kaliandra Cainelli.

Existem opções mais hidratantes, para os que têm pele seca, e algumas para tirar a oleosidade e manter a pele sem brilho excessivo ao longo do dia, os preferidos para quem possui pele muito oleosa.

Além disso, outro fator é a proteção contra oxidação e poluição. Cuidados noturnos também são essenciais. "Nunca podemos esquecer de retirar a maquiagem e/ou o filtro solar à noite. Devemos criar o hábito de aplicar produtos para rosto, área dos olhos, pescoço e colo", contou a especialista.

Em relação às opções de cuidados caseiros, segundo a dermatologista, podem ser prejudiciais à pele se não forem feitos de maneira adequada.

Pensando nisso, ela separou algumas dicas que podem ser infalíveis: "Aplique o pepino gelado ou sachê de camomila sobre os olhos. Isso tem um ótimo efeito de desinchar essa área. Outra opção é preparar uma esfoliação facial caseira, com mel e açúcar", indica Kaliandra Cainelli.

Par o período de inverno, as dicas são: "Devemos aumentar a hidratação, tanto do corpo como da pele, além de proteger os lábios com protetores labiais", finaliza a dermatologista.