Nas Ruas

Qui, 06/12/2018 | Atualizado em: 06/12/2018 às 05h01


Nas Ruas

Preocupação Boletim indica: 73% das novas infecções são entre homens

Raul Aguilar
A+ A-

O boletim epidemiológico de 2018 mostrou que 73% das novas infecções pelo vírus HIV ocorrem entre indivíduos do sexo masculino, sendo que 70% desse total são de homens com idade entre 15 e 39 anos.

O funcionário público Diocleciano Macedo, 29 anos, e o estudante Albert Mackenzie (nome fictícios), 32, fazem parte da faixa-etária.

Diocleciano foi contaminado por um ex-parceiro, que era garoto de programa, em 2013. Albert foi em um ambiente de pegação ao ar livre, em 2017.

Ambos confessaram que o medo da contaminação existia, mas que não imaginavam que isso poderia acontecer com eles, um por ter um relacionamento fixo com um profissional do sexo, e o outro por não imaginar que o fato da camisinha estourar seria o suficiente para se contaminar.

Ambos fazem tratamento e estão com a carga viral indetectável, e dizem que o crescimento está associado à baixa divulgação sobre o HIV. "A turma mais jovem, de 15 a 20 anos, não sabe o que é o HIV e nem a Aids. Minha geração conhecia a Aids, apesar de não ter vivido ela. Sou professor e vejo que há um desconhecimento em relação ao vírus e sobre suas formas de prevenção", disse Diocleciano.