Viver Bem

Qua, 05/12/2018 às 08h43


Viver Bem

Olhar humanizado

Nágila Santana
A+ A-
"RespeitaAsMina na saúde" quer sensibilizar e contribuir para combater às desigualdades - Secom/Divulgação
"RespeitaAsMina na saúde" quer sensibilizar e contribuir para combater às desigualdades
Secom/Divulgação

"Um olhar diferenciado e humanizado para todas as mulheres que sofrem ou sofreram algum abuso, discriminação, ou passam por um processo de recuperação de alguma doença. Esse é o nosso objeto. Afinal, um profissional que tem essa visão diferenciada sabe cuidar e atender melhor o próximo, mudando até a vida da paciente", pontua Avana Cavalcante, que é coordenadora e representante do Hospital da Mulher no projeto 'RespeitaAsMina na Saúde'.

A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e do Hospital da Mulher, e será apresentado hoje, às 18h30, no Fiesta Bahia Hotel.

Durante a aula inaugural, serão enfatizadas reflexões sobre o "Panorama Social, Econômico e de Gênero no Estado da Bahia", tema apresentado pela secretária Julieta Palmeira, além de "Políticas Públicas para Saúde da Mulher", conteúdo trazido pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Adson França.

Ao todo, a capacitação será composta por quatro módulos, deste mês até janeiro do ano que vem.

O principal objetivo é sensibilizar e contribuir para o combate às desigualdades e discriminações de gênero.

"Iniciamos no Hospital da Mulher por ser uma unidade especializada na atenção às mulheres na área de oncologia e em situação de violência", afirma a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira.

"É fundamental que profissionais tenham a compreensão de que o acolhimento humanizado está cada vez mais associado ao conhecimento da inserção das mulheres na sociedade", completou Julieta Palmeira.