Nas Ruas

Sáb, 01/12/2018 | Atualizado em: 01/12/2018 às 05h02


Nas Ruas

Próximos dias Série contará como é a vida das pessoas que vivem com o vírus HIV

Catarina Lopes*
A+ A-

No dia Mundial de Combate à Aids, hoje, o jornal Massa! lança a série "O Massa! na luta contra a Aids", que contará, nos próximos dias, a situação e a vida dos portadores do vírus do HIV na Bahia, as formas de diagnóstico e o tratamento ofertado, além da visão de médicos infectologistas e de profissionais da saúde sobre o estado atual da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) na Bahia.

Em relação ao número de mortes em Salvador, houve redução de 13% nos últimos quatro anos, segundo Ministério da Saúde, e está associada ao acesso mais fácil aos testes, o que faz com que o diagnóstico e tratamento do HIV ocorram na fase inicial.

No Brasil, de 1980 até 2017, 882.810 pessoas foram diagnosticadas com o vírus HIV. O número de casos entre mulheres de 15 a 19 anos cresceu, além do crescimento também entre mulheres de mais de 60 anos.

"Houve redução na velocidade do aumento de casos, a curva de crescimento se suavizou. É importante notar que as campanhas de diagnóstico são muito eficazes", diz a doutora Miralba Silva, coordenadora do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap).

* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira