Te Contei?

Seg, 29/10/2018 | Atualizado em: 29/10/2018 às 05h00


Te Contei?

Quem quer ser a Deusa do Ébano?

Priscila Dórea*
A+ A-

A chamada Noite da Beleza Negra se tornou referência ao trazer à tona a discussão sobre "ser negro" e a diversidade da beleza baiana. "Para muitas meninas hoje em dia é um sonho ser a Deusa do Ébano. Já tivemos candidatas de inúmeros estados e até mesmo dos EUA. O concurso quer mostrar a beleza negra que se encontra espalhada por todo o mundo, não apenas na Bahia", explica o presidente do bloco, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê.

Jéssica Nascimento, a atual detentora do título, conta que só começou a se preparar com mais afinco para o concurso depois das seletivas.

"Fiz a inscrição sem pretensão alguma. Quando passei nas seletivas comecei a pesquisar referências sobre o meu tema, centenário de Nelson Mandela, para compor meu figurino. Ele foi desenhado por Vânia Oliveira, mestra de dança da UFBA", conta Jéssica.

A estética do concurso gira em todos do resgate do estilo e cores afro, tendo a dança como outro dos requisitos para as participantes, assim como a consciência da candidata no que diz respeito a sua negritude diante da sociedade.

*Sob a supervisão da jornalista Hilcélia Falcão