Nas Ruas

Sáb, 27/10/2018 | Atualizado em: 27/10/2018 às 05h02


Nas Ruas

Paraíso Escuridão com os dias contados

Raul Aguilar
A+ A-

Navegar durante à noite, pelas águas próximas às ilhas do distrito de Cairu, está sendo possível apenas por causa da iluminação das casas, desde que o farol que fica no distrito de Morro de São Paulo quebrou.

Morador local e pescador há mais de 38 anos, Jutaí Conceição, 51, disse que o equipamento está sem funcionar há muito tempo. "Esse farol não funciona há mais de seis anos. Só consegue navegar aqui quem conhece o mar e quando a iluminação das casas estão boas. Quem é de fora não se arrisca navegar aqui durante a noite", alertou.

Apesar da experiência e do conhecimento territorial, Jutaí ressaltou que a ausência do farol prejudica muito. "Esse farol é fundamental para quem navega durante a noite. Se faltar energia, fica difícil sair para navegar ou retornar para casa. Ele ajuda demais, na hora de fazer o retorno para entrar no cais", explicou o pescador.

A Marinha do Brasil, responsável pela manutenção do equipamento, informou que o o Serviço de Sinalização Náutica do Leste (SSN-2), Organização Militar responsável pela operação de faróis e demais auxílios à navegação na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, que compreende o território da Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais, enviou técnicos ao local e constatou que uma falha na alimentação elétrica externa e uma avaria no sistema de emergência, que atua quando há interrupção no fornecimento de energia, provocou o não funcionamento do equipamento.