Viver Bem

Ter, 23/10/2018 | Atualizado em: 23/10/2018 às 05h01


Viver Bem

Cuide da sua visão

Nágila Santana
A+ A-

Apesar de não atrapalhar a visão no início, com o tempo, a catarata pode interferir na saúde dos olhos. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

O oftalmologista Carlos Eduardo Souza explica: "A catarata é caracterizada pelo escurecimento da lente natural dos olhos. Existem vários tipos, o principal, denominado catarata senil, ocorre por causa do envelhecimento".

Essa doença multifatorial também pode ser adquirida através de alterações metabólicas que ocorrem com certas doenças sistêmicas, como diabetes, uveíte, tabagismo e alcoolismo; ou pelo uso de certos medicamentos, como os corticoides, além dos traumas oculares.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas.

"Apesar de ser um envelhecimento, podemos retardá-lo com algumas ações, por exemplo, pouca exposição ao sol. É certo que todos nós teremos catarata, porém, se conseguimos retardar, as chances diminuem", ressalta.

O tratamento eficaz é a cirurgia. Por isso, a triagem dos pacientes acima de 60 anos é importante para que a catarata seja identificada precocemente.

"Por ser uma doença que pode ocasionar a cegueira, é essencial que as pessoas procurem o médico, caso tenham sintomas, como visão nublada, confusa ou dupla, dificuldade ao dirigir à noite ou em suas atividades diárias", diz Carlos Eduardo Souza.