Viver Bem

Qui, 18/10/2018 | Atualizado em: 18/10/2018 às 07h52


Viver Bem

Doença ataca as articulações

Nágila Santana
A+ A-

"Este tipo de reumatismo causa inflamações nas articulações e, por ser uma doença ligada à imunidade, suas causas ainda são desconhecidas. Por isso, queremos abrir os olhos da população para a sua gravidade", pontua o reumatologista e diretor técnico da clínica SER da Bahia, Mittermayer Barreto Santiago.

A artrite reumatoide, conhecida como AR, é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. Por ser uma doença autoimune, ela faz com que o sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis por engano. Dentre os principais sintomas estão: dor nas articulações dos dedos das mãos e pés e na região do quadril; nos joelhos, tornozelos, cotovelos e ombros; inchaço, aumento da temperatura nas articulações, dificuldade para mexer no período da manhã, fadiga e, eventualmente, nódulos reumatoides, inflamação ocular, envolvimento pulmonar e de glândulas lacrimais e salivares.

"É importante que as pessoas se atentem para a artrite reumatoide e outras doenças reumatológicas, como artrose, lúpus [que ataca as juntas e articulações, podendo acometer diversas partes do corpo], pela gravidade e desconhecimento sobre elas", comenta o reumatologista.

A artrite pode levar a vários graus de incapacidade e tem um profundo impacto sobre os aspectos sociais, econômicos e psicológicos do paciente.

Sendo assim, é extremamente importante procurar ajuda médica especializada assim que os sintomas começarem a se manifestar para que a qualidade de vida do paciente seja recuperada com o tratamento.