Viver Bem

Seg, 08/10/2018 | Atualizado em: 08/10/2018 às 07h05


Viver Bem

Consumir leite faz bem para a saúde

Nágila Santana
A+ A-

Uma vida saudável requer uma dieta balanceada, para isso é necessário fazer a ingestão adequada de nutrientes, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Dieta balanceada é aquela que oferece as calorias e os nutrientes adequados para cada indivíduo, tudo isso, claro, em quantidades equilibradas de proteínas, carboidratos, gordura, vitaminas, sais minerais e fibras. "Os cuidados básicos de saúde como a dieta equilibrada, fazendo pouca ingestão de gordura e açúcar, aliados à prática de atividade física, isso todos nós já sabemos. O problema não é saber, e sim adotar as medidas necessárias, o que é um grande problema da população", pontua o médico Drauzio Varella, que ministrou palestra no último dia 04 , em Salvador, sobre os cuidados com a saúde. Durante o evento, o especialista reafirmou a importância do consumo do leite e seus derivados, que têm um importante papel na história humana, afinal, quando nascemos esse é o primeiro alimento que provamos, além disso, fornece uma variedade de nutrientes de alta qualidade.

"Recentemente, surgiram algumas teorias informando que o leite fazia mal para saúde, devido a esse fato, muitas pessoas acabaram tirando da dieta com medo de engordar. O fato é que, o leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio para o nosso organismo, não devem ser descartados", revela. Ou seja, por mais que exista uma vertente contrária ao seu consumo, o leite traz benefícios à saúde, sim. Ele ajuda na prevenção da síndrome metabólica, na redução da pressão arterial, na prevenção do diabetes tipo 2 e da osteoporose. "As únicas pessoas que não podem consumir leite são aquelas intolerantes a lactose, nesse caso o consumo fica proibido. Para aqueles que não se dão muito bem com o gosto, recomendo a coalhada e o iogurte", finaliza o médico.