Viver Bem

Seg, 01/10/2018 | Atualizado em: 01/10/2018 às 05h01


Viver Bem

Consumo para o bem

Nágila Santana
A+ A-

No último dia 29 de setembro foi comemorado o Dia Mundial do Coração, e o que poucos sabem é que o consumo de alguns alimentos e bebidas podem ajudar na manutenção desse órgão, ocasionando benefícios para a saúde cardiovascular, como é o caso da cerveja. "Ingerir uma quantidade moderada é o ideal, pois, a cerveja é uma ótima opção de acompanhamento para diversos pratos, além de ter uma variedade muito ampla de sabores que podem ser apreciados sem precisar exagerar na dose", explica o gerente de uma cervejaria, Eryck Machado.

Essa proposta tomou corpo após um estudo realizado com 6.793 pessoas, em três países da Europa, constatando que, ao consumir doses moderadas da bebida, foram reduzidos em 80% dos consumidores os níveis de fibrinogênio, proteína envolvida na coagulação do sangue, que pode resultar no entupimento dos vasos sanguíneos.Além disso, a pesquisa ainda destacou que essa bebida diminui os riscos de inflamações que contribuem para o surgimento dos problemas cardiovasculares.

"As cervejas possuem muitos nutrientes importantes em sua composição, como vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, cvada, que contêm minerais como zinco e fósforo, e probióticos", afirma. Machado chama a atenção para a quantidade da ingestão do produto, que além de fazer mal para o nosso corpo, pode prejudicar a vida de outras pessoas quando combinada com o trânsito. "As cervejas têm que ser consumidas com apreciação e não em quantidade. Por isso, se beber muito, não dirija", finalizou.