Viver Bem

Sex, 28/09/2018 | Atualizado em: 28/09/2018 às 05h01


Viver Bem

Sauna diminui o risco de AVC

Amanda Silva
A+ A-

A Tarde SP

Um estudo feito na Finlândia revela que as pessoas que usam saunas regularmente têm um risco menor de sofrerem um Acidente Vascular Cerebral (AVC) diante das demais.

O relatório publicado na revista Neurology, baseado em testes com 1.600 pessoas, entre 53 e 74 anos, durante um período de 15 anos.

A pesquisa ainda é a primeira no mundo a avaliar a relação entre o uso de saunas e os acidentes vasculares.

A Finlândia é um país onde as saunas são algo comum – é de hábito que as pessoas tenham uma em casa.

Os benefícios persistiram, inclusive, após unir as idas à sauna a outros fatores que poderiam aumentar o risco, como colesterol alto, tabagismo e diabetes. "Estes resultados são interessantes, pois sugerem que uma atividade feita apenas com fins de relaxamento e prazer também pode ter efeitos benéficos sobre a saúde vascular", disse o autor do estudo, Setor Kunutsor, da Universidade de Bristol.

Para justificar os resultados, Kunutsor explica que "as saunas parecem ter um efeito redutor da pressão arterial, o que pode ser a base do efeito benéfico sobre o risco de AVC".

Embora os números impressionem, os cientistas afirmam no relatório que o estudo foi feito apenas por meio de natureza observacional e não chegou a demonstrar relação de causa e efeito até então.