Viver Bem

Qua, 26/09/2018 | Atualizado em: 26/09/2018 às 07h01


Viver Bem

Devolva a saúde para suas unhas

Nágila Santana
A+ A-

Unhas amareladas, esbranquiçadas, escurecidas, deformadas, grossas e frágeis são exemplos de como a micose pode afetar tanto a estética como a saúde de sua unha. "A micose também pode deixar as unhas sem brilho e fazer com que ela descole do seu leito. Embora não seja uma doença fatal, pode ocasionar dor, desconforto e constrangimento social. Isso tudo afeta a qualidade de vida da pessoa", explica a dermatologista Carolina Araújo.

A micose de unha, ou onicomicose, é uma infecção causada por fungos ou leveduras que acometem as unhas e causam grande preocupação, principalmente para as mulheres. Ela pode ocorrer nas mãos ou nos pés, porém, é mais comum nas unhas dos pés.

Segundo a nail designer Karla Simões, este tipo de micose é contagiosa durante o tempo que dura as lesões na pele, unha ou couro cabeludo.

"É importante iniciar o tratamento o mais depressa possível, não só para eliminar os fungos, mas também para evitar passar a micose para outras pessoas", conta.

Sobre o tratamento, depende do tipo de micose e da gravidade. "O tratamento e o uso de medicamento antifúngico depende do local afetado, podendo variar entre comprimidos, creme, spray, loção, pomada, esmalte etc. O tempo de duração geralmente é maior para casos de micose de unha, que tem uma duração média de seis meses", ressalta Karla Simões.