Nas Ruas

Sex, 21/09/2018 | Atualizado em: 21/09/2018 às 09h28


Nas Ruas

"Acesso Livre" de olhos abertos nos mercados

FELIPE SANTANA*
A+ A-

Com o objetivo de fiscalizar, orientar e conscientizar os comerciantes quanto às diretrizes de acessibilidade nos supermercados de Salvador e Lauro de Freitas, o Procon e a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) deflagraram ontem a operação "Acesso Livre". A iniciativa marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Como forma de apontar os principais problemas enfrentados no interior dos estabelecimentos, os fiscais do Procon e técnicos da Sudef foram acompanhados de consumidores com deficiência. Durante a fiscalização, os técnicos averiguaram itens como: banheiros acessíveis, entradas e rampas de acesso, altura e largura dos caixas e balcões de atendimento, dentre outros aspectos.

Segundo o diretor de fiscalização do Procon, Iratan Vilas Boas, todos os itens fiscalizados serão posteriormente requisitados para a correção imediata após a apuração dos prazos. "É muito pro vável que cada local tenha um problema diferente do outro. Alguns precisam de reformas e para isso vamos disponibilizar um tempo necessário para a prévia adequação das regras. As irregularidades devem ser providenciadas o mais rápido possível", disse o diretor.

*Sob a supervisão da jornalistaRita Conrado.