Viver Bem

Sáb, 15/09/2018 | Atualizado em: 18/09/2018 às 10h31


Viver Bem

Preliminares são aliadas da fertilidade

Nágila Santana
A+ A-

A falta de lubrificação durante o ato sexual pode ocasionar dor e criar uma onda de tensão nas mulheres. E, de acordo com um estudo publicado pelo The Journal Sexual Medicine, essa situação se deve à secura vaginal, alteração que atinge 19,7% das mulheres.

Embora esta alteração seja mais frequente na menopausa, por conta da diminuição dos hormônios que mantêm a lubrificação vaginal, a secura também pode ocorrer em mulheres jovens. Nas relãções sexuais, devido à falta das preliminares, essa incidência é ainda maior, como explica o ginecologista Alberto Guimarães. "Durante as relações sexuais existe um aumento da circulação de sangue, gerando a produção de um muco que diminui o atrito na hora 'h'", pontua.

Ele é essencial para que a mulher consiga engravidar, já que é o responsável pelo acolhimento dos espermatozoides.

Durante o período de ovulação (duas semanas antes ou após a menstruação), o ginecologista informa que as mulheres sentem mais prazer, com isso, há um aumento na produção do muco, que é muito similar a uma clara de ovo, indicando que a mulher está no período fértil e propício à gravidez.

Para tratar essa alteração é preciso verificar qual a procedência. Por isso, é extremamente importante procurar um profissional de saúde caso apareça algum sintoma. Ele irá identificar o verdadeiro motivo e indicar os procedimentos adequados para a sua situação.

Quando não há nenhum problema de saúde diagnosticado que impeça a mulher de engravidar, o uso de lubrificantes pode ser uma boa saída para o casal. "Eles irão ajudar na lubrificação, tornando a relação prazerosa para ambos. É preciso procurar por marcas que cumpram com todas as normas de registro da ANVISA", ressalta o especialista.