Te Contei?

Sex, 14/09/2018 | Atualizado em: 14/09/2018 às 05h16


Te Contei?

Construindo Paredões

Amanda Souza*
A+ A-

Tijolo a tijolo, o Vitória conseguiu, ao longo dos anos, criar verdadeiros 'paredões' nas divisões de base. Grandes arqueiros revelados pelo Rubro-Negro brilharam pelo país.

O clube é conhecido por ser uma escola de goleiros. Muitos atletas saíram e fizeram sucesso em outros times pelo país, pelo mundo e também pela Seleção Brasileira.

Na 'época de ouro' das divisões de base do Vitória, o Leão era um modelo. Não havia, por exemplo, a necessidade de contratar goleiros de fora, já que a Toca formava muito bem os seus pupilos.

E essa 'Fábrica de Talentos' do Leão ainda parece estar a todo vapor. Ronaldo, formado e revelado pelo Vitória, é mais um nome que pode passar de promessa à estrela.

Não à toa o clube escolheu estender o vínculo da prata da casa até dezembro de 2021. O antigo contrato de Ronaldo terminaria em dezembro de 2020.

O arqueiro estava desde 2015 na equipe profissional, mas ainda não havia tido a chance de atuar. As coisas só mudaram em maio deste ano.

Elias, àquela época goleiro titular do Leão, não poderia atuar contra o Sampaio Corrêa pela partida de volta da Copa do Nordeste. Ronaldo assumiu a posição e não foi vazado. Apesar da boa atuação, o empate sem gols não foi suficiente para que a equipe avançasse na competição regional.

Outra chance surgiu contra a Chapecoense, já pelo Brasileiro. Elias mais uma vez não estava à disposição e Ronaldo foi escalado para a partida - que terminou 1 a 0 para o Leão.

A chance seguinte foi por opção técnica. Mancino optou por Ronaldo para a partida contra o Sport, no Barradão. E, mais uma vez, ele não sofreu gols.

Desde então, o jovem é titular absoluto na meta do Vitória. Goleiro mais jovem do Campeonato Brasileiro, atuou apenas 12 vezes como profissional, mas já chama a atenção pelo potencial.

Dos 12 jogos disputados, o jovem arqueiro não foi vazado em sete deles. Além disso, está a quatro jogos sem sofrer nenhum gol - e fazendo defesas importantes para o time.

Assim como muitos nomes que já passaram pela Toca do Leão, Ronaldo pode ser mais uma estrela revelada pelo clube. Considerando o desempenho atual do goleiro, o caminho já está sendo traçado.

*Sob a supervisão do editorLéo Santana