Esporte

Qui, 13/09/2018 | Atualizado em: 13/09/2018 às 05h00


Esporte

Dupla Ba-Vi já está com a calculadora em mãos na fuga do Z-4

Léo Santana
A+ A-

O Campeonato Brasileiro chega em sua 25ª rodada e os torcedores da dupla Ba-Vi já começam a ficar desesperados. Em mais um ano, tricolores e rubro-negros assistem as equipes brigarem contra o rebaixamento à Série B e pegam as calculadoras para avaliarem seus riscos de rebaixamento.

No entanto, parece que este ano o sofrimento será menor. Neste momento da competição, Vitória e Bahia conseguiram se distanciar um pouco do Z-4 e estão a 5 e 4 pontos da degola, respectivamente, fazendo com que suas torcidas possam respirar um pouco mais aliviadas, mas não menos apreensivas.

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, na atual conjuntura do Brasileirão, o Bahia tem 17% de chances de ir para a degola, enquanto que o Vitória está com apenas 10% de probabilidade de queda.

A situação fica um pouco diferente na avaliação do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, que aponta o Esquadrão com 15,3% de risco de ser rebaixado. Já o Leão aparece com 11,7% de chances de ir à Série B.

Os profissionais preveem que, para confirmarem a permanência na Série A do Brasileirão, os clubes precisam alcançar em média 46 pontos. Portanto, como o Vitória tem 29 pontos e o Bahia 28, cada equipe necessita de mais 17 ou 18 pontos para se garantirem na elite.