Viver Bem

Qua, 12/09/2018 | Atualizado em: 12/09/2018 às 05h00


Viver Bem

A força que vem dos alimentos

Nágila Santana
A+ A-

O nosso sistema imunológico é a defesa natural que o corpo tem para lutar contra agentes nocivos, infecções e doenças. Portanto, se ele estiver enfraquecido, a capacidade de defesa diminui e ficamos vulneráveis a certas doenças, como as gripes, por exemplo. Para se prevenir, além de tomar a vacina que protege contra os três tipos principais do vírus influenza, é possível adotar outras medidas para reforçar o sistema imunológico. Quanto melhor ele trabalhar, maiores as chances de ficar longe dos resfriados.

"Vários fatores estão relacionados ao funcionamento do sistema imunológico e a sua disfunção. Poremos citar exemplos como a deficiência de nutrientes, estresse físico e mental, sedentarismo, dentre outros", pontua o nutrólogo esportivo Fabrizio Silveira.

Um sistema imunológico comprometido causa repercussões negativas sobre o corpo. Dentre elas, a imunodeficiência, incapacidade do organismo de ter uma resposta imunitária efetiva. Isso faz com que a proteção natural e os mecanismos de defesa sejam menos ativos do que o normal. Para ter um bom funcionamento e se proteger das viroses, principalmente nessa época de frio, é imprescindível ter bons hábitos e uma alimentação equilibrada, rica em frutas. "Acerola, caju, mexerica, goiaba, morango, laranja e kiwi são fontes de vitamina C. Além disso, temos as carnes de boi, peru e cordeiro, semente de abóbora e ostras, que são ótimas fontes de zinco", pontua.