Viver Bem

Seg, 06/08/2018 | Atualizado em: 06/08/2018 às 05h00


Viver Bem

Glicose certa, boca saudável

Nágila Santana
A+ A-

"Pacientes com diabetes sofrem com a diminuição do fluxo de saliva, o que favorece a proliferação de fungos e bactérias, podendo ocasionar sérios problemas a saúde. Quando não há uma higienização correta, o paciente pode ser vítima de doenças como gengivite, periodontite, úlceras, infecções e cáries", relata Eduardo Oliva, especialista de prótese e implantes dentários.

Para que as enfermidades não ocorram, o dentista explica que é preciso controlar adequadamente os níveis glicêmicos. "Além disso, para evitar problemas futuros, é imprescindível que as visitas ao dentista sejam regulares", alerta.

De acordo com o endocrinologista Victor Almeida, pessoas com diabetes tipo II são as que mais sofrem com problemas bucais, em especial com a periodontite. "É a sexta complicação mais comum, segundo a Organização Mundial da Saúde, sendo três vezes mais frequente nesses pacientes. A mudança do fluxo salivar deixa a boca mais seca e aumenta a chante de infecções por fungos, podendo causar até atrofia nas glândulas das papilas da língua", chama a atenção.