Nas Ruas

Sex, 06/07/2018 | Atualizado em: 06/07/2018 às 05h00


Nas Ruas

Saúde Hospital novinho em plena Cajacity

henrique almeidA*
A+ A-

A nova sede do secular Hospital Couto Maia (165 anos) será inaugurada hoje, em Cajazeiras. Estruturada para ser o maior e mais moderno hospital de doenças infecciosas do país, a unidade recebeu investimento de R$ 110 milhões.

Implentado onde ficava o Hospital Dom Rodrigo Menezes, desativado em 2013, e especializado em casos de hanseníase, o novo Couto Maia tem 17 mil metros quadrados, nos quais estão dispostas três alas, divididas em enfermaria, ambulatório e laboratório.

Apesar da inauguração oficial acontecer hoje, o funcionamento do hospital ocorrerá de forma gradual e deve atingir a plenitude a partir de quarta-feira (11), quando a UTI têm previsão de entrar em atividade. Na segunda (9), começa a transferência dos pacientes da antiga sede e o funcionamento do ambulatório.

A unidade ainda conta com algumas novidades em relação à antiga sede. Dentre elas, 27 leitos de pressão negativa (único na Bahia), que impede que os microrganismos presentes nos pacientes saiam dos quartos, além do setor de imagem, que conta com eletrocardiograma e endoscopia digestiva.

A antiga sede, situada no bairro de Monte Serrat, realizava apenas raio-x e agora funcionará como um hospital de retaguarda, atendendo casos menos complexos, mas não no campo das doenças infecciosas e sim de doenças crônicas que precisam de acompanhamento ou de pacientes pós-cirúrgicos.

* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira