Viver Bem

Qui, 05/07/2018 | Atualizado em: 05/07/2018 às 05h00


Viver Bem

Sombrae água fresca!

A+ A-

A extração de um dente nem sempre é necessária, mas quando é indicada por um bom profissional, não há como fugir. A saída para sofrer menos é levar a sério as recomendações do dentista para ter um período pós-cirúrgico tranquilo e, em consequência, melhor cicatrização.

Segundo Priscila Carvalho, dentista da Clínica Core Odontomédica, o repouso é fundamental para uma boa recuperação. "Ao deitar-se o paciente deve manter a cabeça levemente suspensa, com dois travesseiros, e dormir com a cabeça do lado oposto ao da remoção do dente", indica.

Para os 'falastrões', a ordem é fechar o bico. "A diminuição na fala evita um possível deslocamento do coágulo e, com isso, a demora no processo de cicatrização", explica o dentista Marcelo Vila Flor, da Dentina Odontologia.

Os especialistas ainda reforçam que ficar em jejum também não ajuda. O ideal é consumir alimentos frios, gelados ou pastosos, pois estes evitam o esforço no processo de mastigação. Assim, prevene-se uma provável ruptura dos pontos.

Nos boxes ao lado você confere outras dicas dos dentistas sobre alimentação, higiene e atitudes que não devem ser feitas após a cirurgia.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver