Viver Bem

Seg, 02/07/2018 | Atualizado em: 02/07/2018 às 05h00


Viver Bem

Voz também sofre com os jogos

A+ A-

Enquanto a Seleção Brasileira avança na Copa 2018, sua voz pode estar indo embora! Não dá para não vibrar a cada lance, mas exageros nessa hora podem causar danos às pregas vocais, o que leva à rouquidão."Por mais que a euforia da comemoração esteja alta, ajuste o tom da voz e evite gritar", indica a fonoaudióloga Renata Donegá, da Rede de Hospitais São Camilo.

De acordo com a especialista, outros fatores ajudam a melhorar ou piorar o estrago na voz. O consumo de álcool, por exemplo, anestesia as pregas vocais e quem grita não sente que está fazendo esforço. "Além disso, quem sofre com refluxo é ainda mais impactado, já que bebidas alcoólicas podem aumentar a acidez estomacal e refluir até a região da garganta, piorando a rouquidão", alerta.

De um modo geral, a voz costuma voltar ao normal dias depois, mas se a voz de pato rouco continuar depois de alguns dias, o melhor mesmo é procurar um especialista. "Em alguns casos, exercícios específicos para a voz podem ser necessários", diz Renata.

Para amenizar o problema, nem pense em parar de torcer, mas siga as dicas da especialista listadas no box abaixo. Vai Brasil!!!