Viver Bem

Sáb, 30/06/2018 | Atualizado em: 30/06/2018 às 05h17


Viver Bem

Uma coisa é uma coisa...

A+ A-

email@nononono.non

"Relaxa e goza". A frase correta deveria ser "Relaxa, goza e tenha orgasmo". Sim, gozar e ter orgasmo são situações distintas, que nem sempre acontecem juntas.

Enquanto gozar está ligado à ejaculação - mais comum entre os homens -, o orgasmo tem a ver com prazer, decorrente do desejo e excitação.

Segundo a coach de relacionamento e sexualidade Virgínia Gaia, nos homens, a ejaculação é a descarga do sêmen. "Ela pode estar relacionada ou não ao orgasmo. Alguns homens, com o fortalecimento da musculatura pélvica e consciência corporal diferenciada, conseguem ter mais de um orgasmo sem ejacular. Outros, com ejaculação precoce ou anorgasmia, ejaculam sem atingir o orgasmo", diz.

Menos comum, mas não impossível, a ejaculação feminina é chamada de squirt, um jato de líquido proveniente das glândulas de Skene e que não está relacionado a um nível maior de excitação ou prazer.

Já o orgasmo é uma perda temporária da consciência por alguns segundos, apesar de pensarmos que ele dura mais. "É o momento em que o organismo libera diversas substâncias químicas que causam a sensação de bem estar e garantem o prazer", explica Virgínia.

Então, a partir de agora, relaxe, goze e tenha orgasmos. Assim, o rala e rola fica muito mais gostoso.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver