Viver Bem

Sex, 22/06/2018 | Atualizado em: 22/06/2018 às 05h00


Viver Bem

São João com mais sabor e menos quilos

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O forró já começou! Devidamente acompanhado das comidas típicas à base de produtos 'da roça'. Embora naturais, consumir essas essas delícias exige cuidado, especialmente para quem não deseja ganhar uns quilinhos a mais. "Elas são ricas em carboidratos", justufuca a nutricionista clínica e esportiva Ludmila Tripodi.

De acordo com a especialista, não existe quantidade de alimento ideal. "Isso varia de acordo com o peso de cada pessoa e o que ela deseja atingir. É importante consultar um nutricionista para definir", orienta.

Se a quantidade varia, a forma de preparo pode definir muita coisa. "O milho na forma cozida, sem grande adição de sal, é uma boa opção. Vale o mesmo para o amendoim torrado, não muito salgado ou açucarado. Rico em fibras, o aimpim é saudável, mas 100 gramas da raiz cozida contém aproximadamente 120 calorias. Por isso, nada de exageros!", alerta a nutricionista Livia Salustiano.

Para ela, o ideal é fazer boas combinações, evitando repetir doces e frituras.

Na hora da "pinga" típica, também é bom pegar leve. Os licores são deliciosos, mas muitos deles têm alto teor alcoólico. "Vale ressaltar que o álcool é uma bebida com calorias vazias, não oferece nenhum valor nutricional ao organismo. Um cálice (20ml) de licor comum varia em torno de 70 a 90 calorias, portanto, cuidado. No São João é difícil ficar num gole só", avisa.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver