Viver Bem

Qui, 21/06/2018 | Atualizado em: 21/06/2018 às 05h00


Viver Bem

Proteja seu pet da barulheira

Victor Rosa*
A+ A-

O momento é de festa, mas Copa do Mundo e São João podem causar sofrimento aos pets. Segundo o veterinário Stéfano Lima, especializado em psiquiatria dos animais, todos os bichos tendem a se assustar com o desconhecido, em especial sons muito altos. "Quando criança, temos medo dos trovões, por exemplo. O mesmo ocorre com os animais. Eles não conhecem o significado dos fogos ou da gritaria de comemoração", explica.

A saída é educá-lo aos poucos, colocando um som de fogos, a princípio baixinho, e subindo o volume aos poucos, durante semanas. Não deu tempo? "Deixe o cachorro ou gato em um cômodo com pouca iluminação e música calma", indica o veterinário, que descarta qualquer 'premiação' nos momentos de medo. "Quando seu bichinho aparentar medo, continue a comemorar e mostre para ele que é algo normal. Nunca o abrace, pois isso vai indicar que nos momentos de medo ele ganha um prêmio", frisa.

E não são só os amigos de quatro patas que sofrem com a barulheira. No caso dos passarinhos, cubra a gaiola com um pano escuro. "Assim, a ave não tem contato com o ambiente", ensina.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver