Viver Bem

Qua, 20/06/2018 | Atualizado em: 20/06/2018 às 05h00


Viver Bem

São João 'de boaça'

A+ A-
>

Todo cuidado com a saúde é pouco durante os festejos juninos. Fogos, barulho e fumaça são agentes causadores de queimaduras, lesões auditivas e problemas respiratórios.

Segundo a professora da Unifacs Luciana Castellani, especialista em queimaduras, a saída passa pela prevenção.. "Crianças não devem ficar próximas a fogueiras e jamais manusear fogos de artíficio sem a supervisão de um adulto", indica.

Já Dr. Rosalvo Abreu Silva, pneumologista do Hospital Santa Izabel, alerta que pessoas com problemas respiratórios, como rinite alérgica e asma, devem estar atentos a qualquer alteração na respiração. "Ao notar que a crise se aproxima, o correto é se retirar do ambiente e seguir as orientações médicas passadas pelo médico que o assiste", orienta.

Bombas e forró alto demais também podem provocar problemas de audição. "A exposição a sons intensos pode lesionar estruturas dos ouvidos causando perdas auditivas, zumbidos e tonturas, alerta o otorrinolaringologista e professor da Unifacs Helissandro Coelho.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver