Nas Ruas

Seg, 18/06/2018 | Atualizado em: 18/06/2018 às 05h00


Nas Ruas

Ligados! Simulação para dar conta do recado

A+ A-

Sons de bomba podem ter assustado os mais desatentos na Estação da Lapa na manhã de ontem. O que aconteceu, na verdade, não foi nenhuma tragédia, mas sim uma simulação de acidentes, incêndio e situações de pânico como forma de treinamento comandado pelas empresas Brigada 49 e CTA.

Cerca de 70 pessoas, um ônibus da rede Integra e um carro popular montaram as cenas que simulavam um atropelo, um incêndio e uma batida que projetou um cidadão para fora do transporte público. Essas encenações serviram como treinamento das equipes da brigada de incêndio e agentes operacionais da Estação para lidar com situações de emergência. Chamado de exercício-simulado, o procedimento tinha como objetivo criar cenas reais para que a simulação prepare as equipes devidamente. Robson Feriance, da CTA, garante que a Estação da Lapa possui ações preventivas para que situações como essas ocorram, mas que é importante estar capacitado caso aconteçam.

Avisos sonoros soaram para informar sobre o evento de treinamento, o que evitou os sustos. "Eu ouvi o aviso então não me assustei", conta Carla da Conceição enquanto esperava seu ônibus. O mesmo aconteceu com Maria Alves Barbosa, que escutou o aviso mas estava ligada para não perder o transporte e não percebeu toda a simulação na estação. Ao descobrir, destacou a importância da ação. "Muitas pessoas passam na estação,principalmente idosos, todo dia, então é preciso que [as equipes] estejam super preparadas para emergências diversas", disse.

* Sob a supervisão do jornalista Franco Adailton