Sex, 08/06/2018 | Atualizado em: 08/06/2018 às 05h00

Joelhos merecem atenção!

camila de jesus*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

Se exercitar é fundamental, mas sentir dor durante a atividade está fora de cogitação! E os joelhos costumam ser alvos de incômodo de muita gente.

Segundo o ortopedista David Sadigursky, a Síndrome Patelar ou síndrome anterior do joelho é a principal causa de queixa no órgão e atinge cerca de 25% da população. "Essa condição ocorre devido ao desgaste progressivo da cartilagem", explica.

O especialista afirma que erros de postura, fatores anatômicos específicas, como o formato da patela (conhecida como rótula do joelho), estão entre as principais causas do problema. "Atividades físicas ou movimentos que exijam a flexão do joelho, como subir e descer escada ou agachamentos, causam um tensionamento maior das estruturas que recobrem a paleta e propicia o desenvolvimento da síndrome", complementa.

Dr. David revela que mulheres entre os 16 e 40 anos são as mais afetadas. "A sensação de areia no local e dor, principalmente na frente do joelho, e um inchaço esporádico são os principais sintomas", cita.

O especialista afirma que lesões na cartilagem não possuem cura, mas o tratamento adequado pode amenizar o quadro ."O ideal é que, ao sentir dor, o paciente procure de imediato um especialista. O diagnóstico precoce, associado ao tratamento, reduz as chances do problema ir para um estágio mais avançado", alerta.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver