Nas Ruas

Ter, 05/06/2018 | Atualizado em: 05/06/2018 às 12h50


Nas Ruas

Bandeirão Projeto ensina de um jeito massa

Marcelo Ricardo*
A+ A-

Com 3.064 metros, o Bandeirão da Copa, projeto pedagógico premiado pela Federação Internacional do Futebol (Fifa) em 2014 como representante do Brasil, será estendido na Igreja do Bonfim no próximo sábado.

Desde 1986, o Centro Estudantil Santa Rita, no bairro de Roma, realiza a ação, aproximando a escola da comunidade. A dona da escola, Maria José Barreto Costa, conhecida como pró Lia, conta como o projeto sem fins lucrativos mobiliza a comunidade. "Já estou com 74 anos e quero continuar com o bandeirão até morrer. É importante distrair as crianças fazendo disso um aprendizado".

A bandeira que começou com 500 metros, ainda tem parte do tecido inicial. Desde dezembro do ano passado, o bandeirão está em construção e recebeu diversas doações da comunidade e de outras regiões. Vieram tecidos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este ano, doações também chegaram dos Estados Unidos, França e Portugal.

No dia 9, a partir das 15h, na entrada da escola, estudantes irão entoar o Hino Nacional antes da caminhada até o Bonfim, onde o bandeirão será estendido.

No trajeto, será feita uma parada na sede das Obras Sociais Irmã Dulce para prestar homenagem à Bem-Aventurada. "Se o Brasil ganhar a copa, faremos a promessa de voltar lá para agradecer", diz Érica Costa, coordenadora do projeto.

* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira