Tá Quente!

Ter, 15/05/2018 | Atualizado em: 15/05/2018 às 05h01


Tá Quente!

Eleição sem Lula bota Jair na frente

A+ A-

Num cenário fictício, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria fora da disputa presidencial e com a desistência de Joaquim Barbosa, quem sairia na frente seria o deputado federal, Jair Bolsonaro (PSL-RJ), com 18,3%, isso de acordo com uma pesquisa feita pelo CNT/MDA. Marina Silva (Rede) apareceria em segundo lugar, com 11,2%, seguida de Ciro Gomes (PDT), com 9% e Geraldo Alckmin, com 5,3%.

Com Lula na disputa, o ranking fica diferente. O petista lidera com 32,4% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro cai para 16,7% e Marina fica com 7,6%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes, com 5,4%, e, logo atrás, Alckmin, com 4%. Em ambos os cenários, os pré-candidatos Henrique Meirelles (MDB), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D'Ávila (PCdoB) pontuam menos de 1%.

Desde que Lula não participe da eleição, Marina é a pré-candidata que teria melhor desempenho em um eventual segundo turno contra Bolsonaro. Eles empatariam com 27,2%. O deputado do PSL, porém, venceria em todos os outros cenários de segundo turno sem Lula testados pela pesquisa.A briga vai ser boa!