Sex, 11/05/2018 | Atualizado em: 11/05/2018 às 05h00

Conjunto de doenças é barril!

Victor Rosa*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

Diabetes, hipertensão, colesterol alto e gordura no fígado já são coisas ruins sozinhas, mas juntas podem causar um problemão. Quando uma pessoa apresenta, pelo menos, duas dessas patologias, o diagnóstico pode ser de síndrome metabólica. Foi o que aconteceu com a ex-BBB Fani Pacheco. Assim que recebeu o diagnóstico levou um susto. Com medo de se tornar diabética, a modelo plus size correu atrás do prejuízo, adotou um estilo de vida mais saudável e perdeu 12kg.

Segundo a endocrinologista Aline Garcia Melo, a síndrome metabólica é um conjunto de doenças que afetam o funcionamento do corpo humano. Má alimentação, alcoolismo e sedentarismo são os principais motivos para desenvolvimento da doença. "Geralmente, pessoas que não comem direito e não praticam exercício físico desenvolvem a síndrome. Quando junta com o consumo excessivo de álcool ou de cigarro as chances aumentam ainda mais", alerta a especialista.

Ainda de acordo com a médica, a patologia é mais comum em homens acima de 45 anos. Nos boxes a seguir você pode conferir os cuidados que deve tomar pra fugir desse quadro!

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver