Viver Bem

Qui, 10/05/2018 | Atualizado em: 10/05/2018 às 05h01


Viver Bem

Dê adeus aos traumas

camila de jesus*
A+ A-
/p>

Traumas emocionais podem atingir as pessoas durante qualquer fase da vida e até mesmo antes do nascimento. Mas esse problema pode ser amenizado através da terapia metamórfica.

A técnica surgiu nos anos 1960, após um terapeuta britânico, baseado nos princípio da reflexoterapia, estimular a liberação de pontos energéticos do corpo de pacientes com problemas mentais. "O que ocorre é que ao passar por uma situação estressante, o organismo desencadeia um processo de defesa, que pode levar a boqueios. E, mesmo com o passar do tempo, a defesa continua ativa, ou seja, o trauma permanece e faz com que a pessoa não consiga mais ser como antes", explica a fisioterapeuta e naturoterapeuta Débora Branco.

A especialista diz que o método não tem nenhuma contra-indicação e pode ser aplicado desde a infância até a terceira idade, inclusive em grávidas. "O procedimento é totalmente não invasivo. Por meio de toques nas regiões dos pés, mãos e cabeça são liberados todos os bloqueios energéticos", relata.

Débora destaca que até a vida intrauterina pode ser afetada por esses bloqueios, pois tudo o que acontece com a mãe pode afetar o bebê. "Qualquer situação vivenciada pela gestante ficará registrada no desenvolvimento da criança", alerta.

Nos boxes ao lado, descubra como a terapia funciona nos campos emocional, mental, físico e espiritual.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver