Viver Bem

Qua, 25/04/2018 | Atualizado em: 25/04/2018 às 17h36


Viver Bem

A paz que vem de dentro

Amanda Souza* - amanda.jesus@jornalmasssa.com.br
A+ A-
Calmaria - quatro simples comandos podem tirar um peso grande das costas - Reprodução
Calmaria - quatro simples comandos podem tirar um peso grande das costas
Reprodução

Como diz Lenine, "a gente espera do mundo e o mundo espera de nós um pouco mais de paciência". A vida moderna nos leva à impaciência, ao estresse e à ansiedade. E falta um pouco mais de calma pra lidar com esses problemas.

Com o objetivo de 'curar' os problemas da alma, uma terapia ancestral havaiana propõe a eliminação de sentimentos e energias negativas através da simples repetição de alguns mantras.

A técnica tem nome difícil, mas é bem simples. "A 'Ho'oponopono' pretende anular o inimigo que nós mesmos criamos para nós", explica a psicoterapeuta Angélica Valadares.

A solução dos problemas, segundo o Ho'oponopono, acontece por meio do perdão. "Reduzir a culpa pelas coisas que te aconteceram é um pontapé para saber como resolver tais questões", garante Angélica.

O que você precisa fazer é compreender o problema pelo qual você está passando e, a partir disso, pensar nas soluções, no que você vai fazer com aquela dificuldade.

Esse é um trabalho que envolve a mente e os seus pensamentos, que não podem entrar num processo de autosabotagem. Parece bobo, mas funciona mesmo!

Trabalhe sua mente
A mente inconsciente controla grande parte de nossa vida. Por isso, mantê-la saudável é fundamental para estar de bem com a vida. A técina do Ho’oponopono vai trabalhar nesse segmento: sua saúde mental. Trata-se de um exercício mental que vai elimando os pensamentos e as energias que te fragilizam através de mantras que você deve carregar como regra. Viu como é simples? Basta lutar contra os pensamentos negativos e viver, literalmente, de bem com a vida!  
 
Aprenda os mantras e viva melhor
 
Para aplicar a técnica, você vai precisar repetir essas palavras - em voz alta ou mentalmente, como quiser.
 
EU TE AMO - Permitir que o amor volte a fluir no seu corpo vai revigorar a sua alma.
SINTO MUITO - Você está preparado para mudar e se desculpar por alguma atitude pela qual se culpa.
ME PERDOE - Uma das mais nobres formas de crescimento, o perdão vai te ajudar a se libertar de algumas barreiras. Perdoe os outros e a si mesmo.
SOU GRATO - Exprima toda a sua gratidão pelas coisas boas e pelas dificuldades que trouxeram algum ensinamento.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver