Sex, 20/04/2018 | Atualizado em: 20/04/2018 às 15h33

Faça chuva ou sol, mexa-se!

Camila de jesus*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

O outono começou há um mês e as chuvas vieram com ele. Para alguns, a preguiça de exercitar também vem no pacote! Isto não deve ser desculpa para ficar em casa, afinal, você não é feito de açúcar e não quer ver na balança os quilinhos que você tanto ralou pra perder no verão.

Segundo a nutricionista Ludmila Tripodi, a estação mais chuvosa pode interferir na alimentação. "Quando a pessoa está com mais frio, a tendência é ingerir alimentos mais quentes como café, chás e sopas", lista.

Até aí, tudo bem. O problema é que essas bebidas costumam ser adoçadas com açúcar, que está associado ao ganho de peso. "Se a pessoa consome mais bebidas adocicadas, como chocolates quentes, ela vai ingerir mais calorias e, consequentemente, ganhar mais peso", esclarece.

É aí que entram os benefícios da prática de exercícios: eles ajudam a manter o ponteiro da balança no mesmo lugar! "Flexões de braço e agachamentos usando a cadeira como apoio são exercícios funcionais que podem ser feitos em casa, pois elevam a temperatura corporal" , indica o educador físico Almir Liandro.

O profissional alerta que o exercício só deve ser feito se a pessoa tiver conhecimento. "Se nunca teve orientação sobre de que forma o movimento deve ser feito, não faça. Isto pode evitar o surgimento de lesões indesejadas."

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver