Viver Bem

Qua, 18/04/2018 | Atualizado em: 18/04/2018 às 05h00


Viver Bem

Alegria na rotina e na finanças

A+ A-

O casamento é um momento de felicidade para o casal, mas junto com a alegria, vem 'na mala' os custos de se viver com outra pessoa.

Segundo a psicóloga Juliana Calixto, do Núcleo de Terapia Integrada Jordan Azevedo, a saúde financeira do casal deve ser discutida em conjunto, principalmente, se houver filhos na relação. "No que diz respeito aos filhos, o ideal é a divisão das despesas. Porém, se um ganha mais que o outro é preciso dosar os gastos, para que não fique pesado demais para um dos dois", recomenda.

A saúde do relacionamento pode ser abalada por problemas financeiro. "Isto pode gerar desgastes e, inclusive, influenciar numa futura separação", afirma.

A especialista indica que os parceiros cheguem a um acordo sobre como o dinheiro deve ser gasto. "Criar estratégias de como lidar com as receitas e despesas. O ideal é fazer um planejamentofinanceiro juntos", recomenda.

Reinado Domingos presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) concorda que o diálogo é o principal caminho para lidar com a vida financeira a dois e dá cinco dicas valiosas para o dia a dia.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver