Edição do dia
Ter, 10/04/2018 | Atualizado em: 10/04/2018 às 05h00

Dê um 'alívio' para elas

amanda souza*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

p>

Das dores e delícias da maternidade, só quem é mãe sabe. Os momentos com os filhos são os mais preciosos e, e muitas vezes duram 24 horas por dia!

Estudos comprovam que a rotina de uma mãe equivale a mais de dois empregos em tempo integral. Essa jornada pesada que divide o tempo entre os filhos, afazeres domésticos e o trabalho resulta, no fim das contas, em 98 horas semanais dedicadas a tudo, menos a ela.

O terapeuta Marcus Silveira alerta para a necessidade de uma válvula de escape para essas mamães. "Elas assumem papéis diversos em vários ambientes. Isso aumenta a sobrecarga de trabalho e estresse, não é fácil lidar", diz.

A dedicação às tarefas acaba impedindo que a mãe se cuide como deveria. Por isso, fazer coisas para si mesma nos momentos possíveis, mesmo que curtos, é uma forma de sair um pouco da 'bolha' dos filhos. "Vá ao salão, faça um passeio no parque ou até vá à praia, sozinha, dar um mergulho. Conecte-se a si mesma", indica Marcus.

Reconhecer o cansaço e a sobrecarga não é nenhuma fraqueza. Você não vai falhar como mãe se tirar um tempinho pra si! "Vai voltar para casa ainda mais cheia de energia e amor para os filhos", garante o terapeuta.

Escolha ou não, a maternidade vem acompanhada e muitas e novas responsabilidades. Mas, ainda que mamãe, também saiba ser mulher!

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver