Te Contei?

Sex, 30/03/2018 | Atualizado em: 30/03/2018 às 05h00


Te Contei?

Começa hoje a 2ª edição do evento Festival de forró balança Itacaré

Márcia Moreira
A+ A-

Nem jejum, nem bacalhau, nem quietude. A Semana Santa em Itacaré vai ser comemorada à base de muita dança. Pelo segundo ano consecutivo a cidade abriga o Festival do Forró, com shows, hoje e amanhã, de grandes músicos, como Cicinho de Assis, Adelmário Coelho, as bandas Estakazero, Cacau com Leite, além do mestre Genival Lacerda (veja programação).

À frente da organização, pela primeira vez, o sanfoneiro Targino Gondim conta que a expectativa é receber 20 mil visitantes nos dois dias de festa. Ele conta que o critério adotado na escolha dos músicos foi um só: "Aqueles que fazem forró autêntico, de verdade, porque essa é a proposta da minha vida, trazer à tona esses representantes", diz.

Nesse sentido, Targino vem se transformando numa espécie de embaixador do ritmo, já tendo organizado encontros semelhantes na Chapada, em Mucugê e em Juazeiro. "O forró sempre existiu. Luiz Gonzaga colocou no cenário nacional porque é um ritmo que tem força. Mas faltava organização. Muitos sanfoneiros aprendem a tocar com o pai, com a família e acabam não se profissionalizando. Eu apenas consegui um palco para o forró brilhar", afirma.

Além de tocar nos dois dias do Festival do Forró de Itacaré, Targino vai ser uma espécie de mestre de cerimônias. "Vou chamar ao palco cada uma das atrações da noite, mas também vou tocar junto com Genival Lacerda", entrega Gondim.

O cantor Léo Macedo, da banda Estakazero, está feliz de voltar a Itacaré e elogia o festival: "É uma iniciativa maravilhosa", afirma. A banda se apresenta na sexta-feira trazendo antigos sucessos e duas músicas novas do último CD Todo Seu.

Para Léo, a realização de encontros de forró fora do período junino demonstra que existe demanda. "Forró é um movimento musical que praticamente não tem rejeição. Agrada a todas as classes, a família. As músicas são alegres, falam de amor. Por isso o forró nunca vai acabar", avalia.

Os shows são gratuitos e acontecem a partir das 20h, na Praia da Coroinha, principal ponto de encontro de Itacaré. A partir das 16h tem aulões de forró para quem quiser aprender a dançar o ritmo.

O 2º Festival de Forró é promovido pela prefeitura municipal de Itacaré em parceria com Targino Gondim e patrocínio do governo do estado.