Edição do dia
Qui, 29/03/2018 | Atualizado em: 29/03/2018 às 05h00

Antes dele vir ao mundo... adule!

amanda souza*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

Durante os nove meses de uma gestação, os pais aguardam ansiosamente pelo primeiro contato físico com o bebê. Mas não é preciso esperar a hora do parto para criar vínculos com o filhote.

Muitos não sabem, mas o bebê ouve os sons do 'mundo externo'. Segundo o pediatra Maurício Teles, a partir do terceiro mês de gravidez o ouvido da criança já está formado. "Está habilitado a receber os sons que vêm de fora da barriga da mãe", afirma.

Os 'barulhinhos bons' não são os únicos estímulos a serem usados pelos pais para ajudar no desenvolvimento do bebê antes mesmo dele chegar ao mundo. "Os exercícios estimulantes provocam sensações intensas e fazem o bebê começar a perceber o mundo ao seu redor mesmo antes de chegar a ele", garante o pediatra.

Gabriela Carvalho, grávida de sete meses, conta que, desde o início da gestação, conversa muito com o bebê. "Ele é muito agitado e sempre que faço carinhos e converso, ele se acalma", diz.

Os estímulos são simples e, além dos benefícios ao bebê, promovem um momento de interação e troca familiar entre a mãe e o pai. É muito amor!

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver