Nas Ruas

Sex, 02/02/2018 | Atualizado em: 02/02/2018 às 05h00


Nas Ruas

Fé, folia e poesia na Lavagem de Itapuã

Felipe Santana*
A+ A-

O trecho da música de Vinicius de Moraes que diz "Passar uma tarde em Itapuã" resumiu bem como foi o clima da Lavagem do famoso bairro.

Por volta das 12h de ontem, a tarde ensolarada trazia um ambiente perfeito para o início da saída dos blocos tradicionais, que tiveram como ponto de partida a Praia de Placaford. Cerca de 17 desfiles foram apresentados durante o cortejo, que traziam uma mistura de fé e folia.

Mais cedo, as ruas do bairro foram tomadas pelas baianas. Nesse momento, uma onda de paz, encobriu toda a Avenida Octávio Magabeira. Trazendo outro tom para a festa, a tradicional Baleia Rosa, seguiu o cortejo. Acompanhado pelos moradores e turistas, o compositor Juca Chaves foi o homenageado desta edição.

A batida do timbal e do atabaque anunciava a saída do bloco Afro Chabisc. Reunindo moradores da região e participantes dos projetos sociais exercidos pela entidade, o bloco trazia músicas autorais no repertório.

"Temos responsabilidade com a juventude e com as crianças. Mantemos o trabalho social com muito esforço e trazemos para o cortejo tudo o que é feito lá", diz o presidente do Chabisc, Valentino Clemente,

*Sob supervisão da jornalista Meire Oliveira