Tá Quente!

Sáb, 13/01/2018 | Atualizado em: 13/01/2018 às 05h01


Tá Quente!

Se ligue! Biometria não será prorrogada

Gabriel Andrade*
A+ A-

Com a circulação de mais uma corrente de informações entre grupos do aplicativo WhatsApp, MASSA! retoma a série "Corrente WhatsApp: boato ou verdade?", para esclarecer a mensagem sobre abertura de novas datas para recadastramento biométrico feita pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Segundo o texto disseminado, o TRE reabriria, em fevereiro, um novo prazo para os eleitores realizarem a biometria, procedimento que poderia ser feito até 9 de maio deste ano.

A reportagem entrou em contato com TRE-BA para apurar a veracidade da mensagem.

O órgão afirma que a corrente contém informações falsas, uma vez que não haverá prorrogação do prazo. Além disso, segundo o TRE, os eleitores que não realizarem a biometria até 31 de janeiro terão seus títulos cancelados.

Os procedimentos para a regularização daqueles que tiverem o documento cancelado devem ser publicados após a homologação da revisão biométrica.

Essa homologação será feita no início de fevereiro, por juízes da Corte Eleitoral do TRE-BA. Para realizar a homologação, o tribunal leva em conta critérios como o tamanho da cidade e o tempo disponibilizado para o eleitorado realizar o recadastramento.

Outra corrente que vem circulando por meio do WhatsApp e em outras redes sociais afirma que, se o procedimento de recadastramento não atingir 80% dos eleitores, a biometria não será validada.

O TRE esclareceu que a validação da biometria não está vinculada ao à marca de 80% do eleitorado. O procedimento continua sendo obrigatória para as eleições de outubro, segundo o órgão.

Sob supervisão da jornalista Thaís Seixas