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Qua, 10/01/2018 | Atualizado em: 10/01/2018 às 05h01

Cuide da mente e salve o corpo

Amanda Souza*
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A saúde do corpo também é reflexo do bem estar mental. Quanto mais você cuidar e conhecer a sua mente, melhor!

O tempo corrido tem criado mais obrigações, deixando as pessoas com altos níveis de estresse. Por isso, nos últimos anos, muitas práticas terapêuticas foram desenvolvidas com o objetivo de minimizar os efeitos desse mal e também previnir que as pessoas sejam acometidas por ele.

Uma dessas práticas é o mindfulness, a 'meditação de atenção plena'. A técnica é definida como o desenvolvimento de um estado psicológico em que o indivíduo está completamente concentrado no momento presente, com abertura e curiosidade para conhecer a si mesmo. Para atingir esse estado, utiliza-se da meditação.

Segundo o psicólogo e instrutor de mindfulness Eli Samuel, a prática favorece a qualidade de vida, dando suporte aos tratamentos de problemas agravados pelo estresse como enxqueca, insônia, gastrite etc. "A meditação de atenção plena não substitui os tratamentos convencionais para as doenças, mas melhora a eficácia deles", ressalta.

Além de tratar dos efeitos do estresse no corpo, a meditação permite que as pessoas comecem a aceitar as adversidades do cotidiano e aprendam a lidar com as suas emoções, sem deixar dominar-se por elas. "Aceitar a dor não é permitir que ela se intensifique, mas escolher a melhor forma de lidar com ela", explica o psicólogo. Apesar de atender o público em geral, a técnica não é indicada para pessoas em grau elevado de algum transtorno emocional, como depressão e ansiedade, para que a prática não interfira no tratamento médico.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver